Os aromas têm o poder de despertar memórias antes esquecidas, de trazer a sensação de bem-estar e tranquilidade. Esse é um dos motivos da aromaterapia possuir tantos benefícios, já que os óleos essenciais possuem propriedades que atuam diretamente no organismo e ajudam a trazer mais qualidade de vida.
A técnica é natural e tem a capacidade de colaborar para melhorar sintomas físicos como dores de cabeça, além de problemas de origem emocional, como ansiedade. Ela pode fazer parte da sua rotina para melhorar e trazer equilíbrio ou mesmo ser utilizada como complemento a outros tratamentos.
Para que serve a aromaterapia
O aroma muitas vezes é o ponto inicial da terapia. A partir dessa prática são geradas respostas em nosso cérebro, trazendo resultados de alívio tanto de sintomas físicos quanto emocionais.
Porém, existem várias formas de usar os óleos essenciais como tratamento. Por exemplo, a inalação, massagens, banhos, cosméticos inteligentes e entre muitas outras opções – claro que tudo a partir da orientação de um profissional, que vai te avaliar e indicar de acordo com suas demandas.
O importante é entender que a aromaterapia não se limita simplesmente a inalação dos óleos essenciais para trazer tranquilidade, é possível ir muito além, tratando não apenas problemas emocionais, mas também questões físicas mais complexas e ainda utilizar de forma estética.
Os benefícios do tratamento com óleos essenciais
O tratamento com óleos essenciais é capaz de te ajudar a combater insônia, porque traz um estado maior de relaxamento para corpo e mente. Os sintomas como estresse, ansiedade, medo e angústia também podem ser combatidos com uso de sinergias corretas.
Mas não é só a mente que pode ser beneficiada com as suas propriedades. Os óleos essenciais possuem diversos princípios ativos, com poderes antifúngico, bactericida, antiviral, cicatrizantes e muitos outros. Dessa forma, colabora para combater sintomas de problemas físicos, tanto na aplicação tópica através de formulações, como através da inalação.
E o interessante é que há uma diversidade de óleos essenciais para todas as necessidades. Por exemplo, temos a lavanda, que é capaz de gerar tranquilidade, calma e até sonolência, melhorando o estado de humor. Por outro lado, o alecrim produz resultado de alerta, te deixando com a resposta mais rápida e que ajuda a melhorar a concentração nos estudos.
Os resultados também são potencializados quando eles são misturados, projetados especialmente para as demandas de um indivíduo. Daí a importância de contar com profissional para te ajudar a identificar os melhores recursos para seu tratamento e montar sinergias específicas individuais.
Outro ponto relevante é que a aromaterapia pode funcionar lado a lado com as práticas de medicina tradicional. Alguém que já faz tratamento contra alguma doença, pode ter benefícios também com uso da aromaterapia, que tem potencial de complementar o tratamento.
Ficou claro o que é a aromaterapia e quais são os seus benefícios para a nossa saúde e bem-estar? Os problemas físicos, emocionais e estéticos podem ser trabalhados por meio desse tipo de terapia, tudo de forma natural para te trazer mais qualidade de vida.
Mas, não importa a sua necessidade ou formato que prefere para uso dos óleos essenciais, é preciso contar com um profissional. Apenas o aromaterapeuta é capaz de estipular um uso que seja ideal para o seu caso, porque os óleos são bastante concentrados, é importante ter conhecimento sobre suas propriedades e aplicação ideais.
Comentários